Abelhas Sem ferrão

Já parou para imaginar que existe um universo acontecendo entre o pólen recolhido das flores e o Mel? Que as abelhas fazem muito mais do que somente produzi-lo?

 

Elas são as principais responsáveis pelo serviço ecossistêmico da polinização, sem elas não existiriam flores e portanto ficaríamos sem alimentos.

 

 

 

Diferente das abelhas africanizadas com ferrão (Apis melífera) as abelhas sem ferrão, ou abelhas nativas, são mais suscetíveis portanto, quanto mais pessoas tiverem o conhecimento da importância destas abelhinhas, maior o potencial de conservação delas.

Com a monocultura do cultivo de alimentos e uso de pesticidas agrícolas, as abelhas vem sofrendo bastante. Este fato concomitou com  a extinção de algumas espécies e a inlcusão de outras em listas de espécies ameaçadas

Trazemos dentro do campo do Educação Ambiental, atividades para todas as idades oferecendo a oportunidade de estabelecer contato com as abelhinhas, conversar um pouco sobre e mostrar como é possível e prazeroso cuidar de um enxame, mesmo em ambiente urbano.

 

Oferecemos também como serviço o resgate de abelhas sem ferrão, entendendo que resgate se refere a uma situação de perigo, no qual o enxame é ameaçado e não pode ficar mais no lugar que está. Se o enxame não está ameaçado, recomendamos que o deixe feliz polinizando as plantinhas.