Bucha Vegetal

A bucha vegetal é uma planta trepadeira do gênero Luffa. O fruto seco e descascado é o que conhecemos hoje como bucha vegetal e pode ser encontrado no banheiro de algumas pessoas que usam buchas para tomar banho. Entretanto, o fruto também pode ser consumido na culinária ou de forma medicinal junto com suas sementes e flores.

A bucha vegetal é uma ótima opção para pessoas que buscam a transição para uma vida mais sustentável, pois ela pode substituir a esponja de limpeza doméstica feita de uma mistura de plástico. Essa mistura contém o poliuretano, um material termorrígido, o que não lhe permite ser derretido e fundido. Por consequência, o problema dessa esponja (além do uso de matérias primas derivadas do petróleo) é que ela não pode ser facilmente reciclada. Um fabricante de esponjas fez uma parceria com empresas processadoras como a TerraCycle para reciclar esse material, mas não podemos nos esquecer que mais importante do que reciclar, é diminuir a geração de resíduo! Além disso, já é sabido que o plástico possui número limitado de vezes que pode ser reciclado  antes de se tornar um rejeito. 

Mas não é só o material dela que impossibilita a sua reciclagem, outro motivo é a quantidade de fungos e bactérias que elas abrigam. 

A solução para o problema é...

Por isso, a bucha vegetal migrou do banheiro para nossa cozinha! Além de usar para limpar nosso maravilhoso corpitcho, a bucha vegetal também pode ser usada para lavar a louça. O ponto positivo é que por ser uma planta, ela pode ser devolvida pra natureza através do processo de compostagem. Se você não tem uma composteira, pode descartar a bucha junto com seu resíduo orgânico.

Alguns usos que conhecemos da bucha vegetal:

  • Lavar louça
  • Banho
  • Esfoliante
  • Lavar superfícies em geral

 

E você, usa pra mais alguma coisa? Conta pra gente

Aqui na loja do Mato Alto vendemos uma bucha vegetal produzida pela D. Hilda, agricultora do Assentamento Mario Lago em Ribeirão Preto. Além de fortalecer a agricultura familiar, a bucha vegetal da D. Hilda também é proveniente um sistema Agroecológico. 

A Agroecologia é um novo paradigma, uma nova forma olhar o meio: como um conjunto de interações em um agroecossistema socialmente justo, ambientalmente equilibrado e economicamente viável. A ideia é fortalecer o conhecimento da agricultora em conjunto com o conhecimento técnico acadêmico.

Você sabia

O fruto da bucha vegetal também é comestível! Vamos deixar uma receitinha aqui pros curiosos de plantão.

Seja pra tomar banho, lavar a louça ou a casa, a bucha vegetal pode te ajudar! Mesmo já existindo reciclagem de esponjas, ainda assim é muito melhor usar as buchas vegetais, seja pelo uso de plástico ou pela dificuldade na reciclagem, a esponja é de longe a pior opção. Para fortalecer o agricultor familiar você pode comprar na nossa loja e de quebra melhora sua pegada ecológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *