Mato Alto é Frete Neutro! Mas o que isso quer dizer?

A internet está aí para facilitar a nossa vida, por exemplo, a extraordinária comodidade que temos de pedir qualquer produto sem sair de casa. Mas, não se engane, tudo tem um preço. O setor de transporte, de acordo com o relatório IPCC, é responsável por 14% das emissões diretas de gee (gases de efeito estufa) na atmosfera. E é, exatamente, por isso que hoje existe a iniciativa do Frete Neutro.

O que são os gases de efeito estufa (GEE)

O efeito estufa é um processo natural , muito importante para a manutenção da vida na Terra, quando mantido em equilíbrio. Nada mais é do que a concentração do calor (radiação infravermelha) na atmosfera. Uma parte do calor fica na atmosfera com a ajuda de alguns gases, que chamamos gases do efeito estufa, ou GEE para os mais chegados. Outra parte desse calor volta para o espaço. Mas o que aconteceria se cada vez mais esse calor fosse mantido na atmosfera?

Vamos para uma metáfora! Pense que o tempo está fresco, você sente um pouco de frio e coloca um cobertor. Chega alguém e coloca mais um em cima de você, e mais um, e mais um. Você ficará com muito calor! É isso o que está acontecendo hoje em nosso planeta.

Desde o início da industrialização, no século XVIII, os gases de efeito estufa, que anteriormente eram emitidos através de um processo lento e natural, começaram a ser liberados em massa, especialmente o CO², dióxido de carbono. Este aumento, junto com o desmatamento cada vez mais crescente, faz com que muito calor seja mantido na Terra, gerando mudanças climáticas bruscas.

Antigamente falávamos muito em aquecimento global, porém, com alguns estudos mais recentes, o termo mudanças climáticas foi melhor aceito pensando nas consequências desse processo.

Neutralizando os gases de efeito estufa

  1. Para que a situação seja revertida, menos gases sejam emitidos, e haja maior absorção daqueles que já estão por aí, precisamos fazer uma série de ações.
  2. Desacelerar o nosso consumo, brecando o excesso de industrialização.
  3. Substituir o uso de produtos de origem sintética por produtos de fontes renováveis e biodegradáveis.
  4. Diminuir as carnes em nosso cardápio, já que, o setor de agricultura e uso do solo, é responsável por 24% de emissão dos gee, segundo o AR5.
  5. Desenvolver energias limpas, sem a queima de combustíveis fósseis, como a energia solar, eólica e hidráulica e outras;
  6. Compensar as emissões através de plantio de árvores, contendo os gases dentro do solo e através do apoio à iniciativas que priorizem a conservação do ambiente natural;
  7. Apoiar e votar em candidatos que apoiem políticas públicas de prevenção, adaptação e mitigação às mudanças climáticas.
 

Enfim, a lista de coisas que podemos fazer como indivíduos é bem grande. Estes são alguns exemplo, mas existem muitas mudanças necessárias, desde as individuais e pequenas, até as coletivas, que passam por decisões empresariais e estatais.

Frete neutro, compensando a emissão de gases de efeito estufa

Agora que você já entendeu o que são os gases de efeito estufa, como eles surgem e como podem ser combatidos, vamos falar sobre o que significa o Frete Neutro.

Toda vez que nós enviamos um produto até você, combustíveis fósseis estão sendo queimados, e nós não queremos deixá-los soltos por aí. Por isso a Mato Alto fechou uma parceria com a Eccaplan, empresa que neutraliza a emissão de carbono. Como funciona?

Você faz o pedido em nossa loja.
O sistema calcula quanto CO² será emitido na entrega.
Nós enviamos um relatório com estes dados para a Eccaplan.
Eles realizam a compensação de carbono com projetos parceiros.
Nós recebemos um relatório de acompanhamento da compensação.
Chega para você um produto ecológico com frete neutro.

Para nós da Mato Alto, na escolha de uma empresa para a nossa compensação de CO², foi essencial que ela tivesse valores que acreditamos. A Eccaplan trabalha apenas com projetos socioambientais certificados, isso quer dizer que seus parceiros são auditados, e comprovam o seu benefício ambiental.

Nós temos como missão trazer opções verdadeiramente ecológicas para você.

Assine a nossa newsletter para acompanhar as novidades, e descobrir mais dicas de como ter um consumo consciente e com menos impacto ambiental.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *