Você está indo viajar, quer economizar na bagagem despachada, não quer carregar uma mala enorme enquanto passeia por aí, ou ainda, entende que quanto mais peso carregamos, mais pegada de CO² provocamos. Hoje te mostraremos como você pode, com dicas minimalistas, montar a sua mala de viagem, de forma prática, sem deixar faltar nada.

O que é mala cápsula

A mala cápsula é uma inspiração vinda do armário cápsula, conceito do movimento minimalista, onde você diminui o seu armário deixando algumas peças chaves e versáteis. A blogueira Caroline Joy diz que o armário ideal é aquele que tem 37 peças para cada estação, que se combinem entre elas. Hoje a mala cápsula ganhou força, pela preocupação cada vez maior com o meio ambiente, e também por causa da cobrança que começou a ser feita pelas bagagens despachadas, muitas pessoas querem viajar levando apenas os 10 quilos, e precisam saber economizar no espaço.

Para montar uma mala de viagem dessas, o conceito é o mesmo, poucas roupas que se combinam entre si. O maior desafio aqui é trabalharmos duas coisas, ativar o lado criativo para usar as peças de um jeito inusitado, e superar o medo de acabar esquecendo alguma coisa que é essencial, por que isso nos faz carregar mais do que realmente precisamos.

 

Vantagens de uma mala compacta

Existem muitas vantagens em viajar com uma mala compacta, como por exemplo:

  • Com poucas opções de peças ganhamos muito tempo na hora de nos trocar, tudo fica mais prático.
  • Conseguimos praticar o desapego ao consumismo, entendendo que o que temos, 90% das vezes, já é o suficiente. Achamos que vai faltar mas quando vemos, precisamos de menos coisas do que imaginamos.
  • Incentivar outras pessoas a adotarem um armário ou mala cápsula, através do seu exemplo, mostra que é possível ser feliz todo o apego.

Como montar uma mala cápsula

A primeira coisa que você precisa para montar a sua mala cápsula é entender que seus itens precisam ser versáteis. Roupas que combinam entre si, produtos que podem ser usados para mais de uma coisa. A criatividade precisa estar ativada, e você ganhará ela com a prática. Tenha sempre em mente o destino que você vai, veja como estará o tempo por lá antes de viajar, dê uma boa filtrada pelo clima, e pense no roteiro que irá fazer. Considere a composição da sua mala contando com as roupas que você já terá no corpo.

  • Mala para inverno em uma viagem de 15 dias: 2 meias-calças, 1 segunda pele, 2 calças mais arrumadas, 2 calças para os passeios diários, 3 blusas de manga curta, 2 jaquetas (de preferência que já sejam impermeáveis para dia de chuva e com zíper para dias mais frescos), 2 blusas de lã, 3 blusas de manga longa, 1 gorro, 1 cachecol, 1 tênis para caminhada, 1 sapato para sair, 4 meias, 4 calcinhas/cueca, 1 canga ou toalha leve para o banho, e algo mais que seja específico para o destino.
  • Mala para verão em uma viagem de 15 dias: 2 shorts, 5 blusas, 2 camisas que podem ser usadas de saída de banho, mas também para uma noite mais fresca, 2 vestidos, uma calça leve para a noite, 2 biquínis que se combinam, um chapéu/boné, 2 cangas ou toalha leve para a praia e para o banho, 1 chinelo, 1 tênis para caminhada (veja bem se vai precisar), 1 sandália/sapato para sair (eu, particularmente, uso chinelo para sair se estou na praia), e algo mais que seja específico para o destino.

Truques de uma mochileira

Existem alguns truques que só quem está na estrada consegue perceber. Como viajante, vejo que turistas tem um grande desconto nas “viradas de olhar” para nossas roupas, tudo o que parece estranho na nossa própria cidade, parece cool quando estamos em outras terras. Sair para festas de chinelo, usar a roupa da noite na praia do dia seguinte, fazer aquela combinação esquisita que deu certo, tudo isso funciona quando está viajando.

O look do dia na praia
Aquele look de praia, pra um forrozinho noturno

Outra coisa que amo na mala cápsula é ter uma necessaire versátil e ecológica, assim fico super tranquila de que não vou prejudicar a natureza, independente do destino que estarei, já que meus itens não irão poluir nada.

Para montar a necessaire cápsula alguns itens são indispensáveis:

  • Shampoocondicionadorsabonete sólido e natural – dessa forma ocupa menos espaço na mala e a água não recebe químicos pesados.
  • Desodorante natural – porque faz bem para o seu corpo e para a natureza.
  • Óleo de coco ou azeite – eu uso esses óleos para passar no corpo, no cabelo e cozinhar. São indispensáveis para mim.
  • Óleos essenciais – sempre levo 2 ou 3, meus preferidos são de lavanda para relaxar e também acalmar a pele quando me queimo, é só misturar com um dos óleos. O de alecrim ajuda a fortalecer o couro cabeludo misturando com o shampoo, O de melaleuca serve para cicatrizar. Quando eu quero um perfume, misturo eles com um pouco de óleo para fixar na pele.
  • Escova de bambu e gel dental – essa dupla precisa estar em uma mala consciente.
  • Desodorante para roupa – 1 xc de água filtrada, ⅕ xc de álcool, ⅕ xc de vinagre incolor, 3 gotas de óleo essencial. Essa misturinha em um borrifador vai te ajudar a tirar o cheiro de uma roupa sem precisar lavar.
  • Coletor menstrual – há quem prefira os absorventes de pano ou calcinha absorvente, mas para viajar, o coletor menstrual acaba sendo a alternativa mais prática, é só lavar e pronto. Para esterilizar tem a opção de copo retrátil que não ocupa quase nada de espaço.

E o último truque que quero compartilhar é o kit zero lixo para viajar. Quando estamos na estrada, precisamos ser ainda mais responsáveis pelo nosso lixo, e evitar ao máximo produzi-lo, já que muitos destinos, especialmente os de natureza, não possuem estrutura para o descarte correto. Esses são os itens que carrego comigo:

  • Copo retrátil – o de silicone é melhor para quem viajará de avião, mas existe a opção de alumínio.
  • Jogo de talheres ecológicos – para comer na rua sem usar descartável.
  • Garrafinha de água.
  • Sacola reutilizável para comprar comida que descascamos, e não as que desembalamos.
  • Sacos para comprar no granel – aqueles snacks como os amendoins e castanhas

Para compras aqui na Loja Mato Alto você pode usar o voucher                                              e ganhar 10% de desconto!

Viaje com consciência!

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter para receber mais dicas e novidades para uma vida sustentável!