Mapa de coleta de resíduos orgânicos

Nosso mapa de coleta de resíduos orgânicos (carinhosamente chamado de mapa das composteiras) foi pensado para que nós, cidadãos, possamos dar um destino mais adequado para nosso resíduo. 

Porque mandar meu resíduo orgânico para uma praça ou composteira comunitária?

Nós somos responsáveis pelo resíduo que geramos, seja em darmos uma destinação correta nós mesmos, ou por cobrar melhores soluções de gestão dos nossos representantes.

Em nossas casas geramos cerca de 500g de resíduo orgânico por dia em média e em muitas cidades, já não temos mais espaço para destinação do nosso “lixo”, sendo necessário buscar em cidades vizinhas espaços para a construção de aterros sanitários. Uma observação importante é que em algumas cidades brasileiras ainda temos a presença de lixões, onde todos nossos rejeitos e resíduos são depositados sem a gestão adequada.

Uma solução bacana pode ser a reciclagem de orgânicos em casa mesmo, através de minhocários ou outras formas de compostagem doméstica.

A outra solução seria mandar seus orgânicos para serem compostados por um pátio ou usina de compostagem. Na capital de SP já existem 5 pátios de compostagem que coletam restos de podas e feiras das regiões onde estão instalados.

Se na sua cidade não tem pátios de compostagem, com certeza você encontra alguma horta urbana. E essa é uma outra solução maravilhosa para a questão da destinação dos resíduos orgânicos

As hortas urbanas e a compostagem

As hortas urbanas geralmente acontecem de forma coletiva, através da (necessária) apropriação do espaço público como por exemplo em praças municipais. Essas hortas precisam de insumos e qual insumo melhor do que os nossos orgânicos? Muitas hortas já começaram projetos de compostagem e estão recolhendo os orgânicos do bairro para sua produção de biofertilizantes.

Essa é uma relação onde todo mundo ganha:

  •  A horta urbana ganha insumo para as plantinhas;
  • A sociedade pode destinar corretamente seu resíduo orgânico bem pertinho de casa;
  • A iniciativa pública economiza dinheiro pois reduz pela metade a quantidade de resíduo processada e enviada aos aterros;
  • O solo não se contamina devido a mistura enterrada de orgânicos e rejeitos em decomposição;
  • O planeta agradece;

E por isso fizemos o mapa!

Pensando em fortalecer essas iniciativas locais, nós criamos o Mapa de Coleta de Resíduos Orgânicos.

Para participar é só preencher o formulário no nosso site.

Se você gostou da ideia e gostaria de começar uma horta comunitária ou só quer tratar seu resíduo em um espaço coletivo, nós podemos ajudar nesse processo. É só entrar deixar um comentário aqui em baixo que ficaremos felizes em ajudar e polinizar essa ideia por aí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *